Quantcast
Channel: Jornal Matéria Prima » Daiana Verdério
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Reeducar é ideal para perder peso, diz especialista

$
0
0
Maneira saudável para emagrecer é reeducar (Foto: Daiana Verdério)

Maneira saudável para emagrecer é reeducar (Foto: Daiana Verdério)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um em cada quatro adultos e 80% dos adolescentes não praticam os níveis recomendados de atividade física. Para ser considerado um praticante regular, a OMS diz que a pessoa precisa se exercitar no mínimo três vezes por semana, pelos menos 30 minutos por vez.

Praticar atividade física com regularidade, como caminhar, pedalar, correr, oferece muitos benefícios para a saúde. Realizar exercícios, reduz o risco de hipertensão, diabetes, depressão, além de ser fundamental para o controle do peso. Cuidar da saúde é importante e métodos como reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos têm sido escolhas de pessoas com diferentes idades na região de Maringá.

Há pessoas que usam recursos para emagrecer rapidamente, mas é possível perder peso de um jeito diferente, alimentando-se bem. A nutricionista Ana Paula Gerin Fanhani, 43 anos, explica a importância desses métodos. “A reeducação alimentar é sem dúvida a melhor receita para emagrecer com saúde. Embora seja um processo gradual, é possível obter emagrecimento de sucesso, além de incorporar hábitos muito mais saudáveis a vida. A atividade física e a alimentação saudável são a combinação perfeita para bons resultados. A mudança comportamental é a chave para a manutenção do peso.”

É preciso exercitar no mínimo três vezes por semana, pelos menos 30 minutos

Tatiane Bellini, 30 anos, é formada em educação física e trabalha como personal trainer. Na infância e adolescência sempre foi gordinha chegando a pesar 87 kg com 17 anos. Após incentivo da mãe, começou a caminhar. “Eu sempre fui preguiçosa. Comecei a fazer academia e perdi quase 20 quilos no começo. Há três anos sigo certinho com dieta e exercícios para manter o peso. Não foi fácil, pois tenho tendência a engordar. Hoje o que eu mais gosto de trabalhar é com o pessoal que deseja perder peso. Minha maior satisfação é de ajudar as pessoas a ter melhor qualidade de vida.”

Andressa Zamboni antes e depois (Arquivo pessoal)

Andressa Zamboni antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)

Já o caso da estudante Andressa Zamboni, 23 anos, é diferente. “Não chegava perto de uma balança a anos porque não queria ver meu peso real, até que um dia resolvi enfrentar e vi que estava com praticamente 90 quilos. Segundo ela, a partir dessa decisão, foi a um nutricionista esportivo e contratou um personal trainer. A nutrição esportiva se encaixou como uma luva para Andressa, “Sigo praticamente um ano e meio com dieta regrada e consegui mudar meus hábitos alimentares”. Atualmente, diz ela que faz Crossfit [programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível] todos os dias e já está com 68 quilos. “Nunca pensei em desistir ou parar de fazer. A exceção não pode se tornar rotina, esse era meu erro”, diz Andressa.

GabrielaDepoimentos
“Tudo começou no dia primeiro de janeiro de 2015. Onde eu me encontrava com 85 quilos, com 30 quilos acima do peso ideal para minha altura. Pensando nas inúmeras possibilidades de doenças relacionadas à obesidade, tive medo. Antes de começar o processo de reeducação alimentar almoçava na maioria das vezes fast food, doces ou salgados. A água era quase inexistente na minha rotina e no lugar o refrigerante prevalecia. Os horários eram desregulados, noites de sono mal dormidas e exercícios físicos não eram frequentes. As mudanças de hábitos foram radicais. Ao invés do “sono da beleza” após o almoço, estava na hora de ir para academia. Com treinos de resistência, força e aeróbicos intercalados na semana e com a reeducação alimentar foram-se 25 quilos. Tudo isso ocorreu no período de 5 meses, desde então venho mantendo o mesmo peso. Muitos me perguntam se fiz redução, ou qual o remédio tomo para emagrecer. Eu sempre respondo que fiz redução, mas a de olho gordo, e o remédio chamado determinação”. Gabriela Badan, 17 anos, Maringá-PR
“Antes pesando 115kg, comia de forma exagerada, vivia basicamente de batatas fritas, fast food e refrigerantes, tudo sem o menor controle ou limite. Até chegar a um ponto em que passei a não gostar do que via no espelho, sempre estava cansado, e não me sentia bem de forma geral. Cortei por completo o consumo de qualquer coisa que tivesse açúcar, amido, óleo ou gordura animal na composição e comecei a partir daí a estudar sobre nutrição. Nunca pensei em desistir. Estava com 81,5kg quatro meses depois. Penso que antes que querer mudar seus hábitos alimentares. O mais importante é dar um basta, é tomar uma atitude, é traçar uma meta e parar de das desculpas de achar que não consegue. Eu perdi 34kg em 4 meses, perdi todo meu ‘guarda roupa’ mas ganhei uma nova vida e aprendi a comer”. Ricardo Bozza Rodrigues, 23 anos, Maringá-PR.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10