
Divanir ao lado da placa que mandou colocar no muro da sua casa (Foto: Daiana Verdério)
No dia a dia nos deparamos com inúmeras pessoas. Todas têm histórias de vida fantásticas, mas, no mundo moderno, a correria acaba impossibilitando a chance de conhecer outras. Quem circula semanalmente pelo Terminal Rodoviário de Maringá e pelas ruas centrais da cidade, já deve ter avistado seo Divanir José Boscolo. O aposentado de 74 anos, dedica parte do dia para confeccionar e distribuir mensagens bíblicas às pessoas.
Natural de Cambé (aproximadamente 87 quilômetros de Maringá), seo Divanir é casado há 52 anos com a dona Ivone dos Santos Boscolo, 75. Juntos, têm dois filhos. Moradores do Jardim Tabaetê, zona central de Maringá, vivem uma vida simples, porém com muita alegria.
A expressão estampada no rosto de seo Divanir ao receber a equipe do Jornal Matéria Prima (JMP) é de intensa felicidade. “Bom dia, esse daqui é para você. Leia alto”, diz o aposentado, após escolher um dos papéis que retirou de sua bolsa. Ali estava escrito: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei. João 14,14”. Não bastou apenas um, ele entregou mais três com outras mensagens motivadoras.
Hoje, por onde passo, eu levo o evangelho a todas as pessoas
Perguntado sobre o que o inspirou a distribuir mensagens, ele respondeu: “Há 25 anos sofri um acidente e fiquei em coma durante 30 dias na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Eu estava trabalhando em um sobrado e cai de cabeça. O médico fez a filmagem e diagnosticou traumatismo craniano, problema seríssimo. A partir daquele dia a minha vida foi só milagre. Hoje, por onde passo, eu levo o evangelho a todas as pessoas. Esse é o caminho que Deus deu para mim”, diz Divanir.
Visto por pessoas que frequentam diariamente o terminal urbano, seo Divanir fala um pouco mais sobre a atividade que exerce. “De manhã, entro no quarto, faço as minhas orações e intercedo para as pessoas que precisam. As mensagens eu encaminho para a impressão e depois às recorto-as uma por uma e faço o acabamento colando em folhas de sulfite coloridas. Essa é a minha missão, evangelizar, plantar a semente para a glória de Deus”, conta.

Foto: Daiana Verdério
Antes do acidente, seo Divanir tinha uma vida de trabalhador “normal”. “Eu era construtor, assentava lajota e construía casa para vender. Mas hoje, o tijolinho verdadeiro é isto aqui [ele mostra o papel que estava confeccionando com a mensagem bíblica], é esse o tijolinho verdadeiro, é para nossa mansão lá no céu”, diz, sorrindo.
Além da iniciativa de evangelização, Divanir também dedica alguns minutos do dia à mulher, que hoje tem uma doença neurodegenerativa, mal de Alzheimer. “Minha companheira. Todos os dias eu beijo a testa dela e digo “Deus à abençoe”, diz emocionado.
A empresária Gislene dos Santos, 38 anos, é dona de um estabelecimento que fica próximo à residência de seo Divanir. “Ele passa aqui quando estamos varrendo ou limpando, entra e deixa a mensagem, e a mensagem mexe com a gente. Às vezes é aquilo mesmo que estamos sentindo e aquele papelzinho fala com a gente”, conta.
A cuidadora Laudicéia Vieira, 59, acompanha não só a rotina da mulher de seo Divanir, mas também presencia a dele, “Ele se emociona com as pessoas e é um hábito que ele tem. Pode estar chovendo e fazendo frio, ele levanta e a primeira coisa a fazer é isso”, diz Laudicéia.
Dizer que participa de qual religião não é valoroso para seo Divanir. Ele sempre tem frequentado, mas não gosta de citar nomes. Para ele, não é placa que salva, é Jesus Cristo. Seo Divanir gosta é de fazer as pessoas se sentirem bem e amadas com as mensagens. “Para mim a coisa mais importante é estar semeando essa semente que é verdadeira. Ela vai estar no coração e na alma das pessoas para encontrar a vida eterna”, resume o aposentado.
* Este material foi originalmente produzido para um produto audiovisual para o concurso Expressões da Vida Real (Expressocom), do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar)